Fórum
rss 2.0

Mil e uma combinações [matéria]
  • Cristiane75_escorpiana
  • Ana, eu também gosto de muffin, de bolinhos, pãezinhos, aliás, gosto de tudo que engorda... Vou tentar fazer mais essa receita. Ah, e sim. Eu tenho forminhas para empadas!!!!!! hahaha. Mas fiquei curiosa: eu quero muffin doce. Como faço??? Devo colocar quanto de açúcar?? Já fiquei aqui maquinando; dá pra colocar gotas de chocolate na massa? uma geléia talvez??
    Aguardo instruções rs.
    bjs
    Cris

• AnaTejo

• AnaTejo Data: 26/05/08 às 11h19m07s
    • SP
  • Oi, Cristiane,

Você, que tem forminhas de empada, já sai na frente.
    Vamos lá para uma receita de muffins doces. E, sim, é claro que você pode colocar gotas de chocolate na massa. Não coloque mais de uma xícara. Outra opção é misturar 3/4 de xícara de geléia à massa, bem no final da receita, pouco antes de colocar a massa nas forminhas. A idéia é que a geléia dê um efeito marmorizado aos muffins.

Muffins com creme de baunilha
    1 xícara de manteiga amolecida
    1 xícara de açúcar
    1 colher (chá) de baunilha
    4 ovos
    1 3/4 xícara de farinha de trigo
    2 colheres (chá) de fermento em pó
    5 colheres (sopa) de leite

Aqueça o forno a 180 C. Coloque as forminhas de papel nas formas de empada ou de muffins.
    Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó.
    Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha ate obter uma mistura clara e esponjosa. Adicione os ovos um a um, batendo bem.
    Acrescente a mistura de farinha de trigo e fermento em pó à mistura dos ovos.
    Adicione o leite, mexendo delicadamente, com uma colher.
    Distribua colheradas de massa nas forminhas de papel até um pouco mais da metade. Não vá além porque os muffins vão crescer e se você encher demais, eles correm o risco de derramar.
    Leve ao forno por 15-20 minutos, ou até que fiquem dourados e firmes (aqui, também vale espetar com um palito).
    Tire do forno, espere uns minutinhos e coloque numa grade para esfriar.

Creme
    1/2 xícara de manteiga amolecida
    1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
    1 colher (sopa) de leite
    1 colher (chá) de ess~encia de baunilha

Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Adicione o açúcar aos poucos e, por fim, coloque o leite.
    Se quiser, substitua a baunilha por chocolate em pó, café instantâneo, licor ou outras essências, como a de cereja ou laranja. Espere esfriar e cubra os muffins.

• Fugu

• Fugu Data: 31/05/08 às 00h22m13s
    • RJ
  • Já se vê que você não é chegada a fazer grandes besteiras na cozinha (e é por isso que eu confio tanto na sua coluna!). Seu comentário sobre as forminhas de papel é uma delícia. Mas vou te contar a verdade sobre forminhas de papel no forno (claro, eu já botei as diabinhas diretamente dento do forno! kkk) Quem já observou atentamente as tais forminhas, percebeu que elas são plissadas. Com o peso da massa, elas simplesmente se abrem, esparramando todo o conteúdo. Ou seja: fazem uma lambança. As formas mais firmes (como as metal ou silicone) funcionam como um muro de contenção que só deixa a massa crescer na direção que importa: para cima. Agora me diz, tinha que existir umas dessas para a gente, não tinha?
    Existem uma formas de papel, para mini-panetones, que não são plissadas. Essas podem ser usadas sem contenção. Basta botá-las diretamente sobre uma assadeira comum.
    YES!!! Eu tenho forminhas de empada de alumínio. E também de muffins ou petit gateau. Não precisam ser anti-aderentes. Afinal ... a gente vai botar as forminhas de papel plissado dentro delas, né?
    De resto, juto que vou botar água e manteiga pra ferver e depois entornar um monte de farinha de trigo ali dentro ... mas só porque você me garantiu que isso funciona. E uma mulher que nunca encheu uma forma plissada de massa sempre merece algum crédito ...
    beijos!

• AnaTejo

• AnaTejo Data: 04/06/08 às 10h43m32s
    • SP
  • Fugu,
    Eu acho que essa receita de massa é um pouco mais densa e não chega a derramar nas forminhas, mesmo plissadas, mas achei suas dicas preciosas. Elas fazem todo o sentido e serão utilíssimas nas minhas próximas experiências.
    Não vejo a hora de saber por aqui que você botou todo esse talento e todo esse equipamento em prática. Vai ser um arraso!
    Quando tiver um tempinho, volta aqui e conta pra gente o que aconteceu com a sua farinha, tá?
    Boa sorte e beijo,

Ana

• sm48

• sm48 Data: 02/06/08 às 11h15m30s
    • RJ
  • Olá meninas,
    e o fermento dessa receitinha de muffins? a salgada da Ana. Agradeço retorno

• AnaTejo

• AnaTejo Data: 04/06/08 às 10h51m22s
    • SP
  • SM,
    Essa receita não leva fermento. Mas pode ficar tranquila que, apesar disso, os muffins não ficam "socados", nem borrachudos.
    Ana

• ericarao

• ericarao Data: 21/06/08 às 12h19m46s
    • SP
  • Oi Ana,

Menina, estou impressionada que além de uma "mulher como a gente", vc fala, escreve e o que é melhor, nos responde .. diria até que posso acreditar mesmo que é de verdade e que vc existe... rsrsrs.. É que nessa nossa vida moderna de ser mulher moderna e virtual, tudo o que lemos e vemos na net, parece tão virtual, quanto é... A grande maioria das minhas tentativas em escrever ao autor, foram frustantes, por isso a minha impressão de seres alienígenas... mas, eu notei que aqui é diferente, vc responde cada um, com a mesma atenção pela qual escreve.. isso mereceu que eu voltasse a tentar me comunicar com esses seres inatingíveis do além...rsrs.. Hoje cnheci seus textos, fiquei maravilhada, tanto pela facilidade das receitas (adoro cozinhar, mas.. minha filha de 1 ano e 7 meses e meu filho de 9anos, acabam ocupando todo o meu tempo, com mimos e atenções só para eles, nas poucas horas da noite que nos restam)... mas, lendo assim até me dá uma vontade doida de tirar alguns minutos preciosos para oferecer a eles um prato e um momento de prazer diferente, apreciando um gostoso e delicioso petisto... o muffim, apesar de bem prático, me pareceu não ter tempo hábil para fazer das 07:00 às 08:00 (hora que chego e meu filho vai dormir.. na verdade, vai começar a fazer todo o caminho de "vou começar a convencê-lo de ir para cama)... quem sabe o espaguete, jeans... lembrei de uma receita dessas tipo jeans, que faço com certa freqüência e que faz muito sucesso em casa e com meus vizinhos (diga-se de passagem minha mãe e a família da miha irmã)... Meu filho chama de "macarrão de pizza", quando estou sem tempo (quase sempre) uso o macarrão do miojo (só não sei onde usar tanto tempero que sobra) pego o macarrão do miojo, perfeito para minha pressa... enquanto ele cozinha (sim... 3 minutos) pico tomate, cebola, muzzarela ou outro queijo que encontrar, sal e orégano e voalá.... está pronto !!1 é só misturá-los e prontinho.. ahhh antes que eu esqueça de um detalhe, importantíssimo por sinal, tire o excesso de água do macarrão, seja secando ele ao fogo (sem queimar) ou em uma peneira... depois sim, misture e bonapetit... caso queira colocar um requeijão ou maionese (sei que é calórico, mas fica divino...) dá um toque de molhadinho... hummm... deu fome... Tchau Ana, foi um prazr ler e compartilhar de sua coluna...

beijosss

Érica

• AnaTejo

• AnaTejo Data: 25/06/08 às 10h22m20s
    • SP
  • Érica,

Pode acreditar que eu sou totalmente "de verdade". Fico de mal humor como todo mundo, reclamo da vida como todo mundo, xingo pra burro no trânsito, corro feito louca pra dar conta de tudo, toureio trabalho, casa, filhos, freelas, mãe e babá como todo mundo, vivo pendurada no cheque especial como todo mundo e tento, desesperadamente, manter as pessoas que me rodeiam moderadamente satisfeitas, o que nem sempre dá certo (geralmente, tem sempre alguém reclamando que não recebe atenção suficiente). Nos intervalos disso tudo ou nos fins de semana (e quando o trânsito insano de São Paulo permite), procuro fazer coisas que dêem prazer. Às vezes fico semanas sem passar nem perto da cozinha; às vezes, pego as crianças e faço um bolo, uma receita de biscoitos ou um almoço especial... e compensa, como você sabe. Compensa ver as expressões nos rostos deles, a curtição, as risadas... compensa demais.

Sobre a sua mensagem, façamos o seguinte: se o muffin não dá tempo, na semana que vem vou publicar uns biscoitinhos de queijo que eu fazia com a minha avó, para você fazer com o seu filho. São rápidos, divertidos e ele vai se sentir super importante (de repente, até sua filhinha pode ajudar. Ela vai pensar que são de massinha!). Ou tente o bolo de caneca, publicado aqui há umas semaninhas.

Sobre o seu Macarrão de Pizza, achei a idéia ótima. Vou experimentar e depois eu conto. Ah, só cá entre nós, quando eu compro miojo, compro o de camarão e guardo o saquinho de tempero para usar em algumas receitas de peixe. Às vezes, compro o de galinha e uso o saquinho de tempero para temperar sopas ou para cozinhar verduras menos saborosas (como vagens, couve-flor ou até chuchu!) Sempre dá certo e ninguém nunca descobriu o " segredo"! Mas fica só entre nós, tá?

Beijos e falamos,
    Ana

Nova mensagem
Para enviar sua resposta identifique-se ou então crie já o seu cadastro! É rápido, é fácil, é GRATUITO!

XML Assine nosso RSS