fóruns

Consultoria on-line

Psicologia 847 tópicos | 6.237 repostas
Madame Fran
03/07/2009 | 11h37m03s
\\\\\\\"A fobia na verdade é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas. \\\\\\\" Esclarece Dr. Cyro Masci,
psiquiatra.
Existem basicamente 3 tipos de fobia:

A agorafobia:Que é basicamente o medo de lugares públicos ou cheios.
A fobia social: Que é quando a pessoa tem um medo excessivo de ser humilhado ou passar vergonha na frente dos outros.
E as fobias específicas:Quando o medo se apresenta em função de coisas especificas.

Aí vai algumas fobias, lembrando que algumas tem maior incidência em determinadas regiões:

ACROFOBIA: - Medo mórbido de lugares muito alto
CANCEROFOBIA: - Medo mórbido e injustificado de estar sofrendo de câncer.
CLAUSTROFOBIA: - Medo mórbido de clausura, lugares fechados ou pequenos espaços.
COPROFOBIA: - Repugnância anormal à defecação e as fezes.
ECLESIOFOBIA: - Medo das igrejas.
EREUTOFOBIA: - Pavor obsessivo de ruborizar-se (corar) em público.(Esta fobia é muito observada em países do Oriente)
HIPNOFOBIA: - Medo de dormir. Horror ou medo durante o sono.
LALOFOBIA: - Medo mórbido de falar às vezes associado à gagueira.
MONOFOBIA: - Horror mórbido a solidão.
NECROFOBIA: - Aversão a cadáveres. Medo mórbido da morte.
NOSOFOBIA: - Medo de adoecer que leva a pessoa a tratar-se de doença que não tem.
QUIMOFOBIA: - Horror ou medo mórbido as tempestades.
TAFOFOBIA: - Medo mórbido que ser enterrado vivo.
UIOFOBIA: - Aversão aos próprios filhos.

Quem sofre de fobia, ao se deparar (ou às vezes simplesmente imaginar...) com as situações que desencadeiam suas crises, sentem um enorme medo, em geral acompanhados de pelo menos quatro dos seguintes sintomas:

* falta de ar,
* palpitações,
* dor ou desconforto no peito,
* sensação de sufocamento ou afogamento,
* tontura ou vertigem,
* sensação de falta de realidade,
* formigamento,
* ondas de calor ou de frio,
* sudorese,
* sensação de desmaio, tremores ou sacudidelas,
* medo de morrer ou de enlouquecer ou de perder o controle.

E vocês, tem algum medo, seja ele comum ou esquisito? Conheceram alguém com algum tipo de fobia?

MARIA ARAUJO
03/07/2009 | 12h48m29s
EU MESMO NÃO CONSIGO FICAR EM LUGARES COM MUITA GENTE E FECHADOS ?COMEÇA A FICAR COM FALTA DE AR E NÃO CONSIGO FAZER MAIS NADA.

TatahG
03/07/2009 | 13h19m59s
Mooooorro de medo de SAPO...
Naum consigo fikar no mesmo metro quadrado q ele...
Eecaa...

Madame Fran
04/07/2009 | 14h02m05s
Minha mãe tinha um medo incontrolável de chuva...e só armar que ela fica louca! Mas de uns tempos pra cá ela melhorou muito.Graças a Deus!!!

citoprev63
04/07/2009 | 16h05m18s
\"A agorafobia:Que é basicamente o medo de lugares públicos ou cheios.\"

EU ODEIO AMONTOADO DE GENTE... rrss...

Sou bucólica... Amo um mundo zen...

fabiane_83_escorpiana
04/07/2009 | 17h20m11s
Nem me lembre de fobia sinto falta de ar so de pensar em entrar em lugares fechados....

Madame Fran
06/07/2009 | 09h55m06s
Isoo é mt comum mesmo... e tem tratamento! O que não pode é se isolar por causa do medo. Outra fobia que eu já tive contato foi com pessoas que tem medo de palhaço ou de papai noel, achei bem diferente.

Nova resposta

Para enviar sua resposta Identifique-se ou então crie já o seu cadastro! É rápido, é fácil, é GRATUITO!