reencarnação
-
- máximaD Data: 16/07/08 às 20h56m55s
- RJ
-
Não posso dizer que sim, mas tb não posso negar ... é algo sobre o que tb me questiono bastante.
-
- Larith Data: 16/07/08 às 21h00m26s
- SP
-
Acredito.
-
- maria_sfreire54 Data: 16/07/08 às 21h12m24s
- CE
-
A reencarnação é um dos pontos fundamentais do Espiritismo, codificado por Allan Kardec, do Hinduísmo, do Jainismo, da Teosofia, do Rosacrucianismo, da filosofia socrato-platônica e de vertentes místicas do Cristianismo como, por exemplo, o Cristianismo esotérico. É uma crença popular entre muitos cristãos de outras linhas, embora a maioria das denominações cristãs não a admita.
Há referência a conceitos que lembram a reencarnação na maior parte das religiões, incluindo religiões do Egito Antigo, religiões indígenas, entre outras. A crença na reencarnação também é parte da cultura popular ocidental. É comum no Ocidente a idéia de que o Budismo também pregue a reencarnação, supostamente porque o Budismo tenha se originado como uma seita do Hinduísmo. No entanto essa noção tem sido contestada por fontes budistas; para mais detalhes veja renascimento. (Wikipédia)
.....Acredito que não seria justo existir tanta diferença entre os filhos de Deus, porque uns são privilegiados e outros não? A resposta pra mim é que estamos em um mundo para espiar nossas faltas dessa e de outras vidas.
-
- Larith Data: 17/07/08 às 01h32m09s
- SP
-
Perfeito, amiga!
Quem lê sobre o Espiritismo tem resposta pra todas as perguntas, e nenhuma delas pejorativa a Bíblia.
Adorei seu comentário!
Beijos!
-
- Fátima 31 Data: 16/07/08 às 21h19m20s
- BA
-
Não, eu não acredito! por que a biblia não fala sobre isso! A única coisa que a biblia fala de quem ja morreu é isso:LUCAS 16:22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Eu acredito no que a palavra de Deus diz! e quando ele diz sobre Moisés e os profetas, ele fala dos livros escritos por moisés, que são os primeiros livros da bíblia, e profetas são o restante da palavra.! a palavra de Deus esta ai! Todos tem acesso, então não vamos nos enganar! E Deus é perfeito e cada pessoa é única! Deus é soberano e perfeito, e cada pessoa individual vai um dia prestar contas a ele! Ele não repete pessoas, , ele fala que terce a cada um! ISAÍAS 44: 24 Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;
Jesus é o senhor!
O unico que encarnou, foi o próprio Deus, se fez homem , humano pra habitar no meu de nós e nos Salvar, do pecado ,da justiça e do juizo.
JOÃO 1:1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
-
- Chelly86 Data: 17/07/08 às 09h12m26s
- RN
-
Concordo plenamente fátima....... Apoiada!!!
-
- trufaspaixao Data: 17/07/08 às 12h42m50s
- RJ
-
então lê direitinho, pois a biblia fala sobre reencarnação sim
-
- Fátima 31 Data: 17/07/08 às 12h51m20s
- BA
-
Me responde, o lugar onde fala disso? tenho curiosidade de saber,sim! A parte que fala que Deus se encarnou sim!isso é verdade Deus veiu na forma humana,Agora me mostre onde que o homem voltou depois que morreu, e encarnou em outro ser humano pelo nascimeto, eu gostária de ver esse versiculo que fala sobre isso? Eu gostária de ver, não pra discutir, mais por curisidade mesmo.
-
- Larith Data: 18/07/08 às 01h22m31s
- SP
-
Por exemplo João Batista, amiga...
Mas tbm depende muito de qual bíblia vc lê pq hj em dia são tantas, cada igreja tem a sua... e por isso, tbm, q ela deixou há muito tempo de servir de base.
Bjos!
-
- Fátima 31 Data: 21/07/08 às 09h24m39s
- BA
-
Larith, se vc estiver baseando se no que a amiga trufaspaixão disse , olha o que ela disse: E finalmente a confirmação que João Batista era o Elias: “Os discípulos lhe perguntaram:" Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes? "Respondeu-lhes: "Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles.”. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista". (Mateus 17, 10-13; Marcos 9. 11-13).
Não foi Elias reconhecido por estar reencarnado como João. Se fosse o contrário Jesus não deixaria que seus discípulos continuassem pensando que João era o Elias, pois em várias passagens, demonstrou conhecer os pensamentos mais íntimos das pessoas.
E para que não restasse dúvida alguma quanto a isso, vem ele próprio confirmar: “E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tiver ouvidos, que escute bem". (Mateus 11, 14-15).
Aqui fica bem clara e taxativa a reencarnação, pois é da boca do próprio Jesus que sai a afirmativa de João ser o Elias que estava para vir antes dele, a fim de preparar-lhe o caminho.
E como sabia que ainda os homens não teriam o completo entendimento de que realmente falava era da reencarnação acrescenta: “Quem tiver ouvidos, que escute bem”.
Eu posso te provar, na luz da Palavra de Deus, e o único que poderá te responder é o próprio joão Batista! eu estive lendo , e por que eu sou crítica, sobre tudo creio num Deus real, vivo, e isso que ela postou me deixou em dúvida! e eu como tinha e tenho absoluta certeza ,baseada na palavra de deus que não existe reencarnação, orei ao senhor e pedi, que ELE me respondece de forma convencente, e retirasse toda essa dúvida da minha cabeça, e ELE COMO UMA PESSOA VIVA, ME RESPONDEU, O QUE EU AGRADESSO DE TODO MEU CORAÇÃO, AO MEU DEUS AMADO E VIDA, E A UNICA FORMA QUE ELE PODE FAAR COMIGO FOI PELA PALAVRA. Então fui saber sobre Elias, Elias tinha o mesmo espírito que João batista, no sentido, de levar a mesma palavra, se vcr quizer saber mais, comparé, o ministério de elias e de João batista, quando diz mesmo espírito, eu quero dizer"falamos as mesmas coisas, agimos do mesmo jeito, e fazemos as mesmas coisas", mais o que eu queria te mostra na verdade, é o que joão batista diz a respeito dele mesmo, e com relação a esse questionamento sobre ele ser Elias, por favor confirme na sua bíblia! JOÃO 1: 19 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
22 Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26 João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27 Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
28 Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
Espero que com isso tenha clarecido todas as dúvidas nessa questão, por que o meu Deus, que pode ser o teu também se vc crer NELE, ele NÃO É UM DEUS DE CONFUSÃO, e sim um Deus vivo , verdadeiroe que fala, e que ama muito vc, te desejo um otimo dia ,e que ele fale ao teu coração, ELE TE AMA MUITO. UM ABRAÇÃO
-
- ka_giovanna Data: 21/07/08 às 10h53m35s
- SP
-
-
- CarolFloripa Data: 18/07/08 às 10h11m14s
- SC
-
É Fátima, devemos nós mesmo ler a Bíblia... e não muitas vezes ir pelo o que as religiões dizem.... existem diversas passagens da Bíblia que se fala da reencarnção, principalmente no velho testamento. Mas para sanar de vez a sua interregoção segue abaixo a passagem da Bíblia (que se encontra em todas) onde Jesus fala claramente da reencarnção. Segue:
Ora, entre os fariseus, havia um homem chamado Nicodememos, senador dos
judeus - que veio à noite ter com Jesus e lhe disse: "Mestre, sabemos que vieste da parte
de Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os
milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele."
Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o
reino de Deus se não nascer de novo."
Disse-lhe Nicodemos: "Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a
entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?”
Retorquiu-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não
renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da
carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não te admires de que eu te haja
dito ser preciso que nasças de novo. - O Espírito sopra onde quer e ouves a sua voz, mas
não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é
nascido do Espírito."
Respondeu-lhe Nicodemos: "Como pode isso fazer-se?" - Jesus lhe observou:
"Pois quê! és mestre em Israel e ignoras estas coisas? Digo-te em verdade, em verdade,
que não dizemos senão o que sabemos e que não damos testemunho, senão do que temos
visto. Entretanto, não aceitas o nosso testemunho. - Mas, se não me credes, quando vos
falo das coisas da Terra, como me crereis, quando vos fale das coisas do céu?" (S.
JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)
-
- Hypatia Data: 17/07/08 às 09h42m49s
- MG
-
Sim, acredito. A reencarnação explica de maneira mais lógica e satisfatória tantas diferenças que vemos pelo mundo afora.
Por exemplo: por que uns nascem ricos, outros pobres? Uns nascem saudáveis, outros não? De onde vem a personalidade e os atributos morais de cada um? Como isso é determinado? Por que uma pessoa nasce de coração ruim? De onde viria isso?
E além do mais, temos que admitir que nem todo mundo recebe as mesmas oportunidades de aprendizado aqui na terra. Então não seria justo dar apenas uma vida para todo mundo evoluir e ter condições para se encontrarem com Deus.
E pra ser sincera, falar que reencarnação não existe porque a biblia não é argumento. Afinal, a biblia deixa de falar de muita coisa que hoje sabemos que existe e já está comprovado.
Sem falar que a biblia foi adulterada durante esses séculos e não podemos confiar 100% no que está escrito nela.
-
- Fátima 31 Data: 17/07/08 às 13h03m33s
- BA
-
È as perguntas que vc fez, é bem chocantes, ninguém até hoje desvendou os mistérios da vida humana, mais reencarnação não é a resposta pra isso! se fosse nós teriamos até medo de ter filhos! Vc acredita que a biblia é a palavra de Deus? Não estou aqui pra discutir, mais gosto de saber a opinião das pessoas, baseados em fatos concreto,estáveis que não balacem...Só que isso não leva a nada, só um auto conhecimento de algumas coisas... Um abraço
-
- karina e mariana Data: 21/07/08 às 15h05m53s
- MG
-
Opa não é bem chocantes e sim são bem chocates! ou mude o sujeito da frase!
-
- neuzinha71 Data: 17/07/08 às 10h48m38s
- SP
-
NÃO ACREDITO, NÃO ACEITO.....,
PORÉM RESPEITO QUE ACREDITA E ACEITA.
- ACREDITO EM DEUS E NO SEU FILHO JESUS CRISTO!!!
- ACREDITO QUE DEUS É O SUPREMO DO UNIVERSO E SEU FILHO O NOSSO SALVADOR
- ACREDITO QUE O ESPIRITISMO É ALGO QUE DEUS CONDENA E ACEITO ISSO E PROCURE FICAR LONGE.
- ACREDITO QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOLTARÁ E RESOLVERÁ TODOS OS PROBLEMAS.
- ACREDITO QUE TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NAS NOSSAS VIDAS É CONSEGUENCIAS DAS NOSSAS ESCOLHAS E ATOS
- ACREDITO QUE DEUS NOS AMA, NOS FEZ COM LIVRE ARBITRIO E QUE TUDO O QUE FAZEMOS, QUER SEJA COISA BOAS QUER SEJA COISAS RUIM RECEBEREMOS DE VOLTA.
- ACREDITO QUE SOMENTE DEUS JUNTAMENTE COM SEU FILHO TEM O PODER DE JULGAR E CONDENAR QUALQUER PESSOA E QUE NÓS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR OS OUTROS E NÃO FICAR JULGANDO-AS.
CONHEÇO PESSOAS QUE SÃO ESPIRITAS E QUE GOSTO MUITO..., POR ISSO RESPEITO SUAS CRENÇAS ASSIM COMO ELAS RESPÉITA A MINHA.
MINHA FILOSOFIA DE VIDA É.
JAMAIS JULGAR AS CRENÇAS DAS PESSOAS BEM COMO AS PESSOAS, SOMENTE DEUS TEM ESSE PODER.
BASEIO A MINHA VIDA DE ACORDO COM QUE ACREDITO E RESPEITO AS PESSOAS QUE FAZEM O MESMO.
-
- trufaspaixao Data: 17/07/08 às 12h41m59s
- RJ
-
por favor não julguem algo que não conhecem
-
- CarolFloripa Data: 18/07/08 às 10h25m34s
- SC
-
Neuza,
Por mais que você nao aceite ou não acredite da reencarnação ou espiritismo ou algo parecido... pelas suas proprias palavras você mostra o contrário....
- ACREDITO QUE DEUS NOS AMA, NOS FEZ COM LIVRE ARBITRIO E QUE TUDO O QUE FAZEMOS, QUER SEJA COISA BOAS QUER SEJA COISAS RUIM RECEBEREMOS DE VOLTA.
- ACREDITO QUE SOMENTE DEUS JUNTAMENTE COM SEU FILHO TEM O PODER DE JULGAR E CONDENAR QUALQUER PESSOA E QUE NÓS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR OS OUTROS E NÃO FICAR JULGANDO-AS.
Tudo isso que você falou é reencarnação....
-
- Tifany_ariana Data: 18/07/08 às 16h34m05s
- MG
-
VC ta certinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
-
- ana131_canceriana Data: 17/07/08 às 12h39m31s
-
Acredito com todas as minhas forças!, faço minhas as palavras da Hypatia, principlamente quando ela diz no fato da biblia ter sido alterada demais!! Sem contar q as pessoas interpretam de formas variadas as trilhões de metaforas que existe na biblia....
E sobre a fatima que colocou a linda lição de lazaro e o rico só queria deixar claro pra quem não conhece, que o espiritismo não tem base no antigo testamento, só no novo!! Até porque né pelo amor de Deus...
Bom isso é muito estudo não dá pra escrever aqui...Agora graças a deus estamos no Brasil e aqui temos total liberdade religiosa, ufa pelo menos isso! Porém só falo do que conheço e olha que reneguei anos o espiritismo via de uma forma muito diferente do que é quando passei a estudar essa doutrina maravilhosa que nos explica tanto da vida e nos transforma tanto principalmente em valores morais... Do que adianta como vejo na minha familia viver dentro de igreja em comunhão com deus e não fazer o bem ao próximo... Sem caridade não a salvação!
O que jesus mais quer da nos e que realmente amemos uns aos outros de todo nosso coração!
E isso é bem dificil, ja tentou amar o inimigo? eu já e não consegui, vou continuar tentando afinal sou um ser em evolução.
Amor
-
- trufaspaixao Data: 17/07/08 às 12h40m48s
- RJ
-
A BIBLIA FALA SOBRE REENCARNAÇÃO SIM!
A Reencarnação no Evangelho
Paulo da Silva Neto Sobrinho
No jornal o Estado de Minas, datado de 13.06.1999, na coluna Testemunho Cristão, um consulente pergunta: “Tenho lido a Bíblia à procura de ao menos uma frase que seja contra a re-encarnação, etc., cuja resposta da articulista foi: Entre numerosas evidências, de que são fartas as páginas sagradas, cito-lhe duas muito incisivas e fortes”. A nossa vida é a passagem duma sombra e não há regresso depois da morte, porque é posto o selo e ninguém torna” . (Sab 2,5). Na carta de S. Paulo aos hebreus, lemos: “E assim como está decretado que os homens morram UMA SÓ VEZ, e que depois disso se siga o julgamento, assim também Cristo se ofereceu uma só vez...” (9, 27).
Como queremos saber o que pensam outros segmentos religiosos temos por hábito de, sempre que possível, ler esta coluna. Desta vez, o tema chamou-nos a atenção e achamos que deveríamos pesquisar na Bíblia as passagens citadas.
Interessante como pegam frases isoladas de um texto para tentar justificar suas posições, sem levar em conta o contexto em que elas se encontram. O que é grave nisto é que aos que não têm o hábito de verificar em qual contexto a passagem se encontra, acabam convencendo de que aquilo é uma verdade, pois, geral-mente, têm a Bíblia como infalível, não se preocupam de eles mesmos irem ao encontro da verdade, simplesmente aceitam os pensamentos que lhe são passados pelos outros.
A primeira passagem que citam como prova de que não existe a reencarnação inicia-se assim; Dizem, com efeito, nos seus falsos raciocínios: Curta é a nossa vida e cheia de tristezas, para a morte não há remédio. Não há notícia de ninguém que tenha voltado da região dos mortos. Um belo dia nascemos, e depois disso, seremos como jamais tivéssemos sido! É fumaça a respiração de nossos narizes, e nosso pensa-mento uma centelha que salta do bater de nosso coração! Ex-tinta ela, nosso corpo se tornará pó e o nosso espírito se dissipará como vapor inconsistente! E ninguém se lembrará de nossas obras. Nossa vida passará como os traços de uma nuvem, desvanecer-se-á como uma névoa que os raios de sol ex-pulsam, e que seu calor dissipa”.
A partir daí, sim é que temos o versículo 5: "A passagem de uma sombra. Eis a nossa vida, e nenhum reinicio é possível uma vez chegado o fim; porque o selo lhe é aposto e ninguém volta”.
Daí continua até o versículo 20, onde o autor do livro procura mostrar o que pensam os ímpios.
Voltemos à narrativa, agora nos versículos 21-23: “Eis o que pensam, mas enganam-se, sua malícia os cega: eles desconhecem os segredos de Deus, não esperam que a santidade será recompensada e não acreditam na glorificação das almas puras. Ora, Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza".
Já vemos neste texto, de absoluta clareza, que não se trata de contradizer a tese da reencarnação, mas sim é mostrado de que maneira os ímpios pensavam sobre vida além túmulo, não acreditavam que depois da morte pudesse existir alguma coisa, para eles era o nada.
Constatamos, assim, que este texto não tem nada que possamos tirar como contestação da reencarnação, ficando, portanto, derrubado o primeiro argumento.
Vamos agora ao texto de S. Paulo, em Hebreus 9, 27, mas antes devemos saber que é retirado de parte da carta enviada aos hebreus, onde ele tenta mostrar que o sangue oferecido nos sacrifícios não pode apagar nossos pecados e que Cristo ao dar seu sangue, na cruz, pagou os nossos vários pecados. Aí completa: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém, em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam".
Devemos sempre ter em mente que na Bíblia não consta tudo e nem toda a ciência ali está, o próprio Jesus disse: que tinha muitas coisas para dizer, mas como os apóstolos ainda não eram capazes de compreender, não iria dizer.
Por outro lado, não devemos tomar como leis as opiniões pessoais dos apóstolos, pois seus pensamentos representam sempre o contexto cultural da época em que viveram.
Dito isto, vamos verificar que se realmente fosse dado ao homem morrer uma só vez, as ressurreições constantes do Evangelho (Mateus 9, 18-26; Lucas 7, 11-17 e João 11, 1-44, da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim e de Lázaro, respectivamente) seriam uma contradição perante esta Lei, pois, nestes casos, estas pessoas que voltaram à vida tiveram duas mortes, ou não?
Ainda mais, se logo em seguida vem o julgamento. Não vemos nenhum sentido no juízo final (pensamento deles), pois seríamos julgados duas vezes. Se realmente houvesse dois julga-mentos estaríamos diante de uma aberração da justiça divina, pois valeria dizer que um não foi perfeito, o que equivaleria afirmar que Deus não agiu com perfeição, o que é um absurdo. Na hipótese do espírito ser condenado ao “fogo eterno” no primeiro julgamento, seria possível que, no segundo julgamento, ele fosse ab-solvido, ora se isto acontecer fica evidente que ele foi condenado injustamente. Vemos nisto só incoerência, assim não podemos, seguindo a linha de raciocínio deles, aceitar os dois julgamentos.
Por outro lado, na nossa percepção do texto, partindo para a essência, podemos afirmar que Paulo tem a mais completa razão, ou seja, neste corpo que ora habitamos morremos mesmo uma só vez e o julgamento de nossos atos será realizado em seguida, e ainda mais, teremos sempre um novo julgamento após cada desencarne.
Como já dissemos pegam os textos conforme suas conveniências, muitos dos quais se mostram incoerentes com outras passagens do Evangelho.
Vejamos por exemplo: “Porque sabemos que, quando for dissolvido este corpo, nossa habitação aqui na terra, receberemos de Deus uma habitação, uma moradia eterna nos céus, que não é feita pela mão humana. Por isso é que suspiramos nesta nossa situação, ansiosos por revestir-nos do nosso corpo celeste: sob a condição, porém, de sermos encontrados ainda vestidos e não despidos".(2 Coríntios 5, 1-3).
Esse texto é do mesmo Paulo que foi citado como base contra a reencarnação, entretanto ele é frontalmente contra a tese da ressurreição da carne, um de seus principais dogmas. Aqui ele mostra que temos um corpo celeste e é ele que teremos após nossa morte. Quanto ao corpo físico, este será dissolvido.
Agora nós é que procuraremos demonstrar o contrário, ou seja, que a reencarnação fazia parte da cultura do povo hebreu e, principalmente dos ensinos de Jesus.
Teremos para isto que buscar algumas passagens do Novo Testamento que irão nos dar elementos de convicção.
“Quando ele ia passando, viu um homem que era cego de nascença. Os discípulos perguntaram: "Mestre, quem pecou, para este homem nascer cego, foi ele ou seus pais? " Jesus respondeu:" Nem ele nem seus pais, mas isso aconteceu para que as obras de Deus se manifestem nele" . (João. 9, 1-3).
Como um cego de nascença poderia ter pecado? Se a cegueira fosse “castigo de Deus” pelos pecados daquele homem, onde estaria seu pecado, pois era cego desde quando veio ao mundo. Para ter lógica, somente poderia ter cometido suas faltas em existências anteriores. Fato que os discípulos acreditavam, pois só assim justificaríamos a pergunta deles a Jesus: “Quem pecou, para este homem ter nascido cego, foi ele ou seus pais?
Diante do princípio “a cada um segundo suas obras” (Mateus 16, 27), no dizer do Mestre, ninguém paga pelo erro do outro, ficando a responsabilidade dos atos atribuída às próprias pessoas que os praticam.
A resposta de Jesus: Nem ele nem seus pais, mas isso aconteceu para que as obras de Deus se manifestem nele, poderá ser explicada da seguinte forma: diante de tanta ignorância e atraso espiritual daquele povo havia a necessidade de Jesus fazer alguns “milagres”, como os fez, no sentido de despertar as criaturas para as verdades do Pai. Assim, com Jesus encarnaram vários espíritos que vieram com a tarefa de auxiliá-lo em sua missão e este homem cego era um deles. Aqueles que escolheu como apóstolos largaram tudo para segui-lo, atendendo ao seu chamado, que funcionou como lembrete do compromisso que assumiram, quando estavam no plano espiritual.
“Tendo chegado à região de Cesaréia de Felipe, Jesus perguntou aos discípulos:" Quem dizem por aí as pessoas que é o filho do homem? "Responderam: " Umas dizem que é João Batista, outras que é Elias, outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas " . (Mateus 16, 13-14; Lucas 9, 18-19; Marcos 8, 27-28).
O povo também acreditava que uma pessoa que já morreu poderia voltar. Ao dizerem que Jesus seria João Batista, Elias, Jeremias ou alguns dos profetas confirmam este entendimento, pois todos eles já haviam morrido, inclusive, destes, somente João Batista foi contemporâneo de Jesus, entretanto à época desta narrativa já tinha sido morto por Herodes.
“Nesse ínterim, Herodes, o Tetrarca, ouvia falar de tudo o que fazia Jesus e seu espírito se achava em suspenso – porque uns diziam que João Batista ressuscitou dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que um dos antigos profetas ressuscitara. – Disse então Herodes:" Mandei cortar a cabeça de João Batista; quem é então esse de quem ouço dizer tão grandes coisas? E ardia por vê-lo". (Marcos 6, 14-16 e Lucas 9, 7-9).
Nessa passagem encontramos novamente o pensamento do povo a respeito de Jesus, entretanto, desta podemos tirar, sem nenhuma sombra de dúvida, que naquele tempo o conceito de ressurreição é o que hoje chamamos de reencarnação. Conforme o texto, Jesus, no pensamento do povo, poderia ser João Batista ou mesmo um dos antigos profetas ressuscitado, o que significa em linguagem clara é que pensavam mesmo na possibilidade de Jesus ser alguém que viveu anteriormente reencarnado.
“Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse:" Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele". Jesus respondeu:" Eu te afirmo e esta é a verdade: ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo ". Disse-lhe Nicodemos:" Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez? " Jesus respondeu:" Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito. Não te admires do que eu disse: é necessário para vós nascer de novo. O vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é quem nasceu do Espírito".(João 3, 1-8).
Antes de nossa argumentação vamos ver o que consta em Atos 23, 8: “É que os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjos, nem espíritos, enquanto que os fariseus admitem todas estas coisas". Nicodemos era um fariseu, assim deduzimos que ele acreditava na ressurreição, que conforme mostramos anteriormente, corresponderia dizer que ele acreditava na reencarnação.
Observemos que Nicodemos entendeu o que Jesus quis dizer com o “nascer de novo” a dúvida que lhe ficou era: como isto poderia acontecer. Razão de suas duas perguntas: Como pode nascer um homem já velho? Pode voltar ao ventre de sua mãe e nascer segunda vez?
Separa distintamente o corpo físico do elemento espiritual, o que nasce da carne é carne, o que nasce do espírito é espírito.
Algumas correntes religiosas buscam sustentar que o nascer da água significa nascer de novo pela água do batismo. Entretanto, o sentido, na época, da palavra água é bem outro. Sabemos que 2/3 da Terra é composto de água, e que sem água não haveria vida material em nosso planeta. Assim o elemento água é a ba-se para a manifestação da vida material, aí incluindo, é claro, nosso corpo físico.
Além do mais, no período de nossa gestação, ficamos por nove meses dentro d’água, no útero de nossa mãe. Donde concluímos que, neste sentido, literalmente nascemos da água, não acham?
Quanto à questão do batismo, no Evangelho só encontramos João Batista utilizando a prática do batismo, não como um rito de iniciação ou para nos livrarmos do pecado original, mas somente batizava as pessoas que se arrependiam de seus pecados, era, portanto o batismo do arrependimento. Tanto é que os fariseus e saduceus o procuraram para serem batizados ele negou-se a fazê-lo dizendo: “Raça de víboras, quem vos sugeriu escapardes da cólera que está chegando? Portanto, produzi frutos que sejam o testemunho da vossa conversão, sem presumirdes que vos basta dizer dentro de vós:" Temos por pai a Abraão". (Mateus 3, 7-9).
Mais ainda, se realmente o batismo fosse algo importante a ser feito, por que é que Jesus não batizou ninguém? Não seria o caso de dar-nos este exemplo?
Bem, voltemos ao nosso assunto principal, veremos agora o próprio Jesus confirmar a reencarnação, fato que não combateu, quando do questionamento dos discípulos acerca do cego de nascença e a respeito de quem as pessoas pensavam que ele era.
No Antigo Testamento, o profeta Malaquias (3, 23) anuncia a volta de Elias: “Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, e ele converterá o co-ração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a Terra".
A volta é de Elias e não como querem dar ao termo Elias a conotação de que quer dizer Messias ou Mensageiro.
Em Lucas 1, 11-14, encontraremos o anúncio da chegada de Elias: “Mas o anjo lhe disse:" Não tenhas medo, Zacarias, porque tua oração foi ouvida: tua esposa Isabel vai te dar um filho e lhe porás o nome de João”. E continuando no versículo 17: “Ele o precederá com o espírito e o poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos, bem como os rebeldes aos sentimentos dos justos. Vai preparar assim para o Senhor, um povo bem disposto".
Se João estaria com o espírito e o poder de Elias, conclusão lógica que João era o próprio Elias reencarnado.
E finalmente a confirmação que João Batista era o Elias: “Os discípulos lhe perguntaram:" Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes? "Respondeu-lhes: "Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles.”. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista". (Mateus 17, 10-13; Marcos 9. 11-13).
Não foi Elias reconhecido por estar reencarnado como João. Se fosse o contrário Jesus não deixaria que seus discípulos continuassem pensando que João era o Elias, pois em várias passagens, demonstrou conhecer os pensamentos mais íntimos das pessoas.
E para que não restasse dúvida alguma quanto a isso, vem ele próprio confirmar: “E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tiver ouvidos, que escute bem". (Mateus 11, 14-15).
Aqui fica bem clara e taxativa a reencarnação, pois é da boca do próprio Jesus que sai a afirmativa de João ser o Elias que estava para vir antes dele, a fim de preparar-lhe o caminho.
E como sabia que ainda os homens não teriam o completo entendimento de que realmente falava era da reencarnação acrescenta: “Quem tiver ouvidos, que escute bem”.
-
- Vica_libriana Data: 17/07/08 às 13h29m49s
- PE
-
Acredito sim e agradeço todos os dias por ter conhecido esta doutrina tão maravilhosa.Nossa é tão claro só basta abrirmos os olhos as resostas estão claras,não podemos só ser crentes temos que ter uma fé raciocinada.Todos dizem Deus é onipotente,oniciente e tb acreditam na justiça infinita de Deus, se partimos deste principio intenderemos a reencarnaçao,pois se acreditamos tanto na justiça de Deus como aceitar tantas desigualdades, porque uns sofrem e outros não se somos filhos do mesmo pai? basta só prestar atençao nisso e entenderemos a reencarnaçao e a necessidade de reencarnar diversas vezes até chegarmos a condiçao de espíritos puros.Muita ´paz e abraço a todos!
-
- Fátima 31 Data: 17/07/08 às 14h37m59s
- BA
-
Acreditar é uma coisa! Provar isso é outra! Vou tentar mostrar um pouco na sombra(reflexo da palavra de Deus) Quando Deus fez o homem( Adão e Eva), Deus fez duas árvores, a do conhecimento do bem e do mal e a árvore da VIDA, Deus alertou o homem de não comer da árvore do bem e do mal, por que se ele comece ele morreria. e o homem desobedeceu e comeu dessa árvore! Assim entrou a morte no mundo o que até hoje esta no meiu de nós a mortee dentro de nós! Deus como é oniciente ja sabia todo o plano de salvar o homem,então matou cordeiro e vestiu Adão e Eva.GÊNESIS 3:21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Ele mostrou que não poderiam chegar a Deus pelas próprias forças, alguém teria que pagar o preço pelo pecado dele, por que Deus exigiu a morte como pagamento pelo pecado, ele disse que se eles comecem eles morreriam, e Deus não volta atrás , por que ele é a justiça,então os cordeirinhos foram mortos"tipologia de cristo que viria pra pagar o preço do pecado"
Isso foi passado , de Adão pros seus filhos, ja quando chega mais na frente agente ver Caim e abel, nesse tempo não se comia animais.E Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. GÊNESIS 4:3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Nessa história toda Caim ,matou abel. Se vc ver nessa história caim parecia melhor que abel, ele labutava e levou o melhor que ele tinha pra Deus,e Abel ficava só na boa cuidando das ovelhas, ele não precisava de ovelhas pra comer! Mas ele cria no que Adão lhe mostrou sobre se achegar a Deus da forma correta ,exigida por Deus!Todos nós nascemos com o pecado, e mesmo que vir ao mundo dez vezes ainda assim,não teriá-mos uma vida justa que merececem ter comunhão com Deus, por que Deus não volta atrás com a sua palavras,ou vc busca a Deus da forma que ele ordenou, Aceitando o Cordeiro morto pra te cobrir pra que vc se chegue a Deus, ou nunca será aceito com seus próprios méritos, por mais que vc seja a pessoa mais boa do mundo, isso não vai te salvar a não ser que vc se revista do cordeiro que é cristo,daquele que deu sua vida Santa e justa por vc.Ainda que existisse essa reecarnação, e vc existisse mil vezes ainda assim ,vc teria que aceitar a Cristo como seu salvado, pra ter acesso a Arvore da vida, Que é a vida de Deus, sem isso,por mais que vc seja bombosa e caridosa(isso o torna um ser humano melho na humanidade)mas não te salvará do pecado,engravado na vida, Então se revista do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e coma da árvore da vida, ouseja tenha comunhão com Deus, vc não tem outra auternativa! um abraço e Deus abençoe vc.
-
- sângelamalves Data: 17/07/08 às 14h23m34s
- PB
-
sim,acredito.
-
- Fátima 31 Data: 17/07/08 às 15h03m28s
- BA
-
Quero deixar claro aqui, que detesto discurções que não nos leva a nada, No Brasil temos livre escolha de crenças e religiões, cada pessoa escolhe o que quer acreditar, as pessoas são livres e eu respeito! só estou dando a minha opinião nesse assuntos, ninguém é obrigado a acreditar na palavra de Deus, essa liberdade é sua! eu quero o bem de todos e gostaria que todos crecem em Deus e recebam a salvação oferecida por Cristo, com seu sangue derramado na cruz , por mim e por vc! Isso sim é um fato real! Mas como Deus é maravilhoso te deu o livre arbítrio de escolher.
-
- Chelly86 Data: 17/07/08 às 17h11m22s
- RN
-
Axo que quem nao esta entendendo é você trufas da paixão. Se vc axa que a biblia fala sobre reencarnação, é uma opniao sua. Respeite a dos outros. Se outras pessoas pensam o contrario de vc elas tem suas razóes assim como vc tem a sua, entao vc tem a obrigação de ACEITAR!!!
E naum acredito e ponto final. Ninguem vai mudar minha opnião.
-
- trufaspaixao Data: 17/07/08 às 22h49m25s
- RJ
-
estou apenas esclarecendo e comentando uma pergunta que foi feita por outra pessoa, e não por você.
Se você tem uma mente tão atrofiada, se acha que a sua opnião é a certa e a que vale para o resto do mundo, eu não tenho.
Cada um tem o direito de pensar como quiser E EU NÃO TENHO NENHUMA OBRIGAÇÃO DE ACEITAR A SUA OPINIÃO como se fosse certa, nem a sua nem a de ninguém.
Esse fórum é para cada um colocar seu ponto de vista, não estou tentando convencer ninguém.
Opinião é como umbigo, cada um tem o seu!
Fique com a sua opinião e eu fico com a minha.
-
- CarolFloripa Data: 18/07/08 às 10h35m13s
- SC
-
Se ninguém vai mudar a sua opinião para que ficar correndo atrás??
Fique com ela.... não tem nem sentido participar deste fórum então.... não vai ser aqui que vais conseguir impor aguma coisa né...
Um fórum é um bate papo para trocarmos idéias e experiencias.... e principalmente aprendermos uns com os outros....
-
- Vica_libriana Data: 17/07/08 às 17h19m45s
- PE
-
Acho que toda a religião é uma porta que se abre para Deus e espiritismo tb nos leva a Deus.Só temos uma forma diferente de expressar,mas acreditamos sim em Deus e acima de tudo sabemos que todos são irmãos e a última coisa que queremos é forçar as pessoas a acreditar,pois o espiritismo não precisa de falsos proselitismos.Respeito a religião de cada uma de vcs e acho que a nossa amiga que levantou este assunto não queria travar batalhas religiosas e sim saber a opinião das pessoas sobre o assunto,cada um é livre para acreditar naquilo que quer e digo para todos que não conhecem o espiritismo somos totalmente ligados a Deus e ao amor ao próximo!
-
- aracioliveira@oi.com.br Data: 17/07/08 às 20h34m55s
- 96
-
Acredito e muito.
-
- criszinha88 Data: 17/07/08 às 21h47m25s
- PA
-
acredito mais se for verdade mesmo espero que meu namorado venha como mulher.
na bliblia diz eu acredito .
-
- gatinha11_aquariana Data: 17/07/08 às 23h07m31s
- GO
-
Gente q isso!!!!!!!!!!!!!!! Tres coisas q nao se descuti nesse mundo: FUTEBOL, RELIGIAO E POLITICA. Nao adianta ficar batendo bocas e ofensas aq, pois nao vai a lugar algum. Quem acredita fazer o q??? Quem nao acredita. Cada um com sua opiniao.
Eu nao acredito e nao discuto.....Deixa q chegara a hr certa e todos saberam a verdade.....
Meninas nao briguem.........PAZ E AMOR!!!!!!!
-
- Chelly86 Data: 18/07/08 às 07h10m34s
- RN
-
Trufas da paixão, Se vc ler direitinho as minhas palavras, vc vai perceber que eu naum estou mandando ninguem aceitar a minha opnião. Eu apenas falei que vc naum pode obrigar alguem a aceitar a aua opnião, o seu pensamento. Em momento algum falei pra vc aceitar a minha opniao. Eu disse que naum mudaria a minha e que como eu tenho razões para crer que naum existe reencarnação, assim vc tem a sua. Nao precisava ser grossa comigo dizendo que tenho a mente atrofiada naum. Fiquei triste com a sua ofensa. Isso aqui naum é uma competição. É apenas uma discursão de opniões do site. Pra nos proporcionar alguma coisa boa e naum coisas ruins... Faço minhas as palavras da
gatinha11_aquariana. Tres coisas q nao se discute nesse mundo: FUTEBOL, RELIGIAO E POLITICA. E Larith, em momento algum eu desrespeitei a opnião de alguem, muito pelo contrario pedi que fosse respeitada a opniao alheia... Beijos a todas... E que isso aqui naum continue uma rivalidade como já virou...
-
- lucestrela Data: 18/07/08 às 08h58m52s
- BA
-
O importante é ter fé em Deus, fazer o bem, ter ética e amor o próximo. Beijos meninas!!!
-
- nanda rocha Data: 18/07/08 às 09h35m43s
- GO
-
NÃO.
QUANDO A PESSOA MORRE, NADA SOBREVIVE. A MORTE É COMO UM SONO PROFUNDO SEM SONHOS ( JOÃO: 11 : 11-44). HAVERÁ UMA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. NÃO SE TRATA DE REENCARNAÇÃO, MAS DE TRAZER DE VOLTA À VIDA A MESMA PERSONALIDADE ( ATOS 24:15). PARA A MAIORIA DAS PESSOAS, A RESSURREIÇÃO SERÁ PARA VIDA NA TERRA. ELA SE DARÁ DEPOIS DE DEUS PÔR FIM NO ATUAL SISTEMA INÍQUO. A DOENÇA, O SOFRIMENTO, ATÉ MESMO A NECESSIDADE DE MORRER, SE TORNARÃO COISAS DO PASSADO ( DANIEL 2:44 E REVELAÇÃO APOCALIPSE 21: 3,4).
PARA ENTENDER BEM TEM QUE LER OS TEXTOS SITADOS DA BÍBLIA SAGRADA.
BJOS.
-
- Ester_Vieira Data: 18/07/08 às 09h58m11s
- SP
-
Um dia desses distraidamente fui envolvida num tema parecido, eu não discuto religião, mas sou distraída, quando notei estava no meio, toda enrolada e chateada. Comentei o caso com um amigo aqui da bolsa, gostei da resposta que ele me enviou, espero que vocês também apreciem, bjos.
A questão RELIGIÃO é um "tema" que de vez em quando nos surpreende com as respostas e reações dos outros bem como as nossas próprias. Mas gostaria de lhe relatar um fato que ocorreu aqui em BH e foi muito bem esposto por um jornalista ao divulgar o fato.
Tivemos um congresso médico a cerca de alguns anos em BH, até aí tudo normal, mas dentre os palestrantes do congresso estava uma equipe de médicos Mulçumanos, muito competentes e conceituados. Até o momento de suas palestras era esta o conceito que os mesmos tinham dentro comunidade médica do congresso. Durante suas palestras, estes médicos mulçumanos tiveram atitudes que chegaram a chocar seus colegas. Como todos os Mulçumanos, estes pararam diversas vezes durante as palestras para fazerem as suas costumeiras orações onde param o que estiverem fazendo, colocam seus tapetes no chão e dirijem-se na direção de Meca e oram com uma fé e religiosidade de dar inveja a qualquer pessoa que se considere muito religiosa. Bem, foi este o seu erro junto a seus colegas, ter fé, ter a sua religião acima de qualquer coisa. Os mesmos foram severamente criticados pelos seus colegas, mas teve um jornalista que tomando conhecimento sobre o fato escreveu um artigo onde se falava mais ou menos o seguinte: "Muitas guerras e massacres tem sido cometidos sob a bandeira de suas religiões, primos e irmãos guerreiam em nome de disputas religiosas, mortes e sofrimentos acontecem pelos quatro cantos da Terra por disputas religiosas.
Mas se ao invéz de procurarmos as diferenças entre as religiões e assim condenarmos a seus seguidores, tivessemos o cuidado de descobrirmos as semelhanças e virtudes entre as religiões e seus seguidores, a maior parte das guerras e desentendimentos sobre a Terra deixariam de ter acontecido e ou acontecer."
Religião é um sentimento único de cada um de nós, uma maneira de se expressar que o outro não entenda ou não esteja passando pelo momento que estamos vivendo já se torna uma situação de atrito ou de desentendimento, portanto quanto menos falarmos sobre e mais conversemos com o nosso Deus, que no fundo no fundo é um só, melhor.